Qual a Importância do Protetor Solar?

Há um bom tempo venho falando sobre os cuidados com a pele, como limpezas, esfoliações, uso de hidratantes e o principal, uso de protetor solar.

É isso mesmo minhas lindas, o uso do protetor solar é extremamente importante, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol.

Além disso, ele evita insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações. Por isso meninas “Faça chuva ou faça sol, use protetor solar”.

Embora algumas pessoas discordem em não utilizar o protetor solar, pois para elas, ele por si só não resolve, ele é figurinha carimbada das malas de quem vai passar as férias na praia ou vai curtir o sol do verão.

Mas, com a chegada dos meses mais frios do ano, a história é outra.

Como no inverno não sentimos calor, as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o produto, mas devemos ficar atentas, pois o perigo existe, sim, e a responsável por ele é a radiação ultravioleta A (UVA), antes quase ignorada pela maioria de filtros e companhias.

Gosto sempre de frisar, meninas, que o protetor solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, deve ser usado todos os dias, até mesmo no inverno.

Isso mesmo, Todos os Dias, mas lembrem-se, sua eficácia está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo de três em três horas dando preferência claro para o protetor facial e o protetor corporal além de levar em consideração, claro, a cor e o tipo de pele.

Podemos classificar nossa pele em 6 tipos, sendo eles:

  • Tipos 1 e 2: Peles muito brancas e peles brancas. Dica: Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;
  • Tipo 3 e 4: Peles ligeiramente morenas e peles morenas. Dica: Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas; e
  • Tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles negras. Dica: Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

Não adianta passarmos o protetor apenas em um período do dia, pensando que ele ficará no corpo o resto do dia, e muito menos passamos ele com a pele “suja”.

Pois ao longo do dia, impurezas grudam na nossa pele que ao passarmos, seja um creme ou o protetor, não irá surtir efeito.

Devemos sempre que utilizar o protetor solar, lavar a pele com água e sabão e seca-la e posteriormente passar o protetor da seguinte forma:

  • Espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30ml de protetor;
  • Usar sempre a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel;
  • Passar nova camada após contato com a água.

Gosto de colocar no blog dicas de saúde e beleza para vocês ficarem sempre lindas.

Minhas lindas, Não deixem de comentar ao final da postagem e lembrem-se

“Cuide-se, não deixe de usar Protetor Solar!”

Beijinhos da Drica 😉

One thought on “Qual a Importância do Protetor Solar?

Leave a comment