Alopecia areata

Olá minhas lindas!  Hoje vim aqui falar sobre algo muito sério, algo meninas que pode desencadear desanimo e baixa estima, a queda de cabelos de sua sobrancelha ou de seu cabelo. Também conhecida como “Alopecia Areata”.

Vocês devem estar se perguntando, como isso ocorre? se tem tratamento? seus sintomas e suas causas? Calma meninas, eu tenho a solução. Irei tirar todas as suas dúvidas e questionamentos, então vamos lá.

A Alopecia Areata, como eu disse anteriormente, é uma condição caracterizada pela perda de cabelos ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo (como as sobrancelhas), comumente chamada de “peladeira”. Em alguns casos, pode haver perda total de todos os pelos do corpo, inclusive cílios. Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população, minhas lindas.

Porém, não se sabe ao certo suas causas ou o que desencadeia tais quedas, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadios por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo, neste caso, suas belas madeixas ou sua linda e desenhada sobrancelha.

Mas o que posso dizer, minhas lindas, é que uma em cada cinco pessoas com Alopecia Areata apresenta histórico familiar da doença. Ela costuma acontecer com qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade. Isso mesmo meninas, até homens podem sofrer deste mal.

A Alopecia esta diretamente relacionada a algum evento importante, como trauma, doença ou gravidez. Alta carga de estresse no dia a dia também pode favorecer a ocorrência desse tipo de Alopecia. É uma das doenças de pele mais relacionadas com aspectos psicológicos do paciente.

A queda dos cabelos, minhas lindas, é apenas um dos sintomas da Alopecia Areata. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação ou coceira na região em que houve a queda.

A Alopecia Areata é mais frequentemente observada no couro cabeludo, mas também pode ocorrer na barba, sobrancelhas, braços e pernas.Os pontos onde houve a queda de cabelo são lisos e arredondados e ainda pode haver uma coloração rósea também na região.

Um detalhe meninas, é que o mesmo tratamento que é realizado no bulbo capilar é realizado também nas suas sobrancelhas.

O tratamento pode ainda ocorrer para quem está realizando a quimioterapia, sendo que o ideal é começar o tratamento antes e depois da quimioterapia. Sabemos que antes da quimioterapia os cabelos não irão vir, mas a região já esta sendo tratada, ou seja, como se nesta região tivesse recebendo uma “vitamina”.

Durante o tempo que trabalhei em Tubarão e no Paraná, realizei este tipo de tratamento em muitos clientes ,e objectivemos muitos resultados satisfatórios.

É comum ocorrer também alterações nas unhas: pequenas alterações no relevo da superfície da unha, com aspecto de “furinhos”, chamados depitting. Há também a possibilidade de associação com outras doenças autoimune, como lúpus, vitiligo e tireoidite.

Mas Dricka, tem  tratamento e especialistas pra diagnosticar estes tipos de problema? Sim, minhas lindas, tem sim, como bem falei no inicio desta postagem, eu tenho a solução.

Além do dermatologista; endocrinologista (nos casos de doenças da tireoide associadas) e psicólogo e psiquiatra (nos quadros com alteração emocional) são responsáveis por diagnosticar a Alopecia Areata. E existem também outros profissionais da estética facial, como eu, minhas belas, que trabalho a muito tempo com esse tipo de tratamento e já ajudei muitas pessoas.

Então o que costumo sempre dizer é que o fundamental é estar  preparado para a consulta. Pois isto pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo, ou seja, você já pode chegar na consulta com algumas informações.

E meninas, algo muito importante, sempre peça para uma pessoa te acompanhar.

E em uma sessão, sempre gosto de encher você com uma séria de questionamentos, explicações, e mais perguntas tais como:

  • Quando você notou a queda de cabelos?
  • Você sente outros sintomas? Quais?
  • Você passou por algum estresse muito grande recentemente?
  • Você foi diagnosticado com alguma outra condição de saúde recentemente? Qual? Está fazendo tratamento?

Pois meninas, gosto de saber tudo para poder ajudá-las e fazê-las se sentirem mais e mais seguras e felizes. Pois, convenhamos meninas, estes tipos de problemas nos deixam com a auto-estima baixa não é mesmo?

E ir em um profissional que fazem a gente se sentir seguro, faz toda a diferença não é mesmo?  Agora vamos a pergunta mais importante, “Existe tratamento?”

Existe sim meninas, ou seja, se a perda de cabelo não for total, o cabelo pode crescer novamente dentro de alguns meses, sem tratamento. No entanto, o tratamento é recomendado em quase sempre todos os casos, pois geralmente a região em que ocorre queda não costuma mais nascer cabelo.

No entanto, mesmo no caso de perda de cabelos mais intensa, não está claro o quanto o tratamento pode ajudar a mudar o curso da situação. Os tratamentos comuns e que estão disponíveis incluem:

  • Injeção de esteroides sob a superfície da pele;
  • Medicamentos aplicados à pele;
  • Terapia com luz ultravioleta;
  • Terapia Capilar;
  • Medicação administradas por via oral (pela boca).

Meninas, essa terapia, não ocorre apenas para quem tem a alopecia ou a alopecia areata.

A alopecia é apenas uma queda comum, ou seja, sem a perca total dos fios, vindo aliada a excesso de oleosidade, dermatite, dermatite seborreica , dentre outros. Todas elas aliadas são responsáveis pelas quedas dos fios.

Para esses tipos de problemas meninas, além da terapia capilar ainda indico medicamentos via oral.

É comum, meninas, a recuperação total dos cabelos, embora isso possa levar algum tempo, dependendo do paciente. No entanto, algumas pessoas também podem ter um resultado ruim, principalmente quando a pessoa afetada for jovem ou apresentar dermatite atópica e perda total de cabelos do couro cabeludo ou de pelos do corpo.

Evitar o estresse do dia a dia pode ser uma forma de prevenir Alopecia Areata, embora não se saiba exatamente até que ponto isso possa estar relacionado à sua ocorrência. Mas meninas, não busquem tratamentos caseiros e nem milagrosos, procurem sempre um profissional qualificado (como eu).

Então minhas lindas, se vocês estão com este tipo de problema ou conhecem alguém que tenha, me procurem que juntas iremos tratar e devolver a auto-estima e a beleza de seus cabelos ou sobrancelhas.

Tenham uma ótima semaninha minhas lindas e beijinhos da Dricka 😉

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s